Quem muito quer nada tem. Será?

Há muito tempo escuto essa frase e de verdade, ela nunca me soou correta. Agora, estou tendo que escrever diversos posts e escolhendo alguns temas acabei escolhendo essa.

Acho importante decifrar a real mensagem que deve ser entendida e não a confusão (que na minha visão) ela geralmente causa.

Há primeira vista, ela parece fazer sentido. Mas se você não parar para pensar, ela pode causar um problema, um conflito em seus pensamentos.

Então vamos lá.

Qual é o problema em querer muito?

Nenhum.

A ambição é positiva, diferente da ganância.

Diariamente somos bombardeados com reportagens, livros, “gurus”, citações em redes sociais, todas dizendo para pensarmos grande, que o céu é o limite e tudo mais. De repente nos damos de frente para uma frase dessas.

Quem muito quer nada tem.

Certeza que a sensação é de que alguém jogou um balde de água fria na sua cabeça.

Mas na verdade, a mensagem é outra e vou explicá-la para vocês.

Você pode querer tudo. O que não pode é querer tudo AO MESMO TEMPO. Há não ser que você seja um milionário, aí você pode querer tudo ao mesmo tempo pois terá equipes para fazer todas as suas vontades.

Mas como isso não é uma realidade para a maioria, então foca no objetivo e avança um passo de cada vez. Essa é a verdadeira mensagem. FOCO.

Ah, mas se eu fizer uma coisa de cada vez, irei levar muito tempo para conseguir tudo.

Você está errado.

Nós temos a impressão de que fazendo diversas atividades em conjunto, estaremos acelerando o processo. Isso é uma mentira. Não temos capacidade para tanto.

Muitas coisas nos distraem e perdemos o foco, daí quando voltamos ao assunto anterior levamos um tempo e perdemos o raciocínio. Portanto até retoma-lo, um grande tempo se foi.

As interferências que recebemos durante o dia são muitas e cada vez mais isso tem aumentado por conta da tecnologia. Se somar todo esse período, você verá que não produziu muito e ainda ficará com a sensação de frustração no fim do dia por não ter tido o resultado esperado.

Então o que eu devo fazer?

Você deverá ter planos curtos, exequíveis e um pouco de disciplina.

Veja como fazer.

  • Defina um período, tipo uma semana.
  • Relacione as coisas mais importantes e aloque elas nesse período.
  • Execute-as.

Simples assim. Uma de cada vez.

Se caso, uma das atividades alocadas não for possível de ser realizada em uma semana, divida-a em tarefas menores que caibam na semana. Não mude o período.

No começo você poderá errar nessas escolhas, mas com o tempo irá melhora-las e conseguirá realizar mais coisas no mesmo período.

Você ficará absurdamente espantado com a geração de resultados consistentes que irá gerar. Faça disso um hábito.

Pronto, acabei de explicar o método ágil de trabalhar, que é um sucesso mundial e ajudou a revolucionar a industria da tecnologia.

Claro que tem mais detalhes que você pode conhecer estudando a metodologia SCRUM.

Portanto a frase correta é;

Queira muito e terá muito, com planejamento e disciplina.

Bom é isso.

Espero que gostem.

Até.

 

Tony Duarte

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *